Abrindo horizontes – Como conseguir emprego durante a pandemia?

Foto: Agência Brasil

Reinvenção e criatividade podem ajudar candidatos, apesar do momento crítico do país, diz especialista

 

A taxa média de desemprego no Brasil foi de 14,4% no último trimestre, o que significa 14,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país. O fenômeno é o maior contingente desde 2012, quando começou a série histórica, de acordo com dados divulgados pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por conta desse cenário, o mercado está cada vez mais competitivo, com um alto número de profissionais tentando entender como arrumar um emprego e muitas vagas congeladas simultaneamente.

 

Para Alex Menezzes, especialista em recrutamento e seleção, aprimorar conhecimentos é fundamental na busca pela oportunidade profissional nesse momento tão desafiador do país.

 

“Quem procura uma recolocação deve estar antenado às novas formas de buscar emprego. Organizar o currículo, fazer cursos on-line e se atualizar podem abrir horizontes para que mais empresas possam localizar o candidato ideal à vaga”, explica Alex.

 

Essa também pode ser uma alternativa para quem deseja realizar uma transição de carreira e arrumar um emprego em uma nova profissão.

 

“Em situações de crise, reinvenção e criatividade devem ser palavras de ordem. É importante buscar a ajuda de um profissional para se autoconhecer, descobrir novas potencialidades e, principalmente, o prazer de se fazer o que se está propondo”, indica Alex.

 

Com um mercado enxuto, que fez com que profissionais de alta qualidade perdessem empregos, Alex opina que as mudanças nas habilidades exigidas pelas empresas.

 

“Aqueles que quiserem arrumar um emprego precisarão ser cada vez mais especialistas dentro de suas áreas de atuação. Além disso, pessoas que são mais flexíveis, colaborativas, que vestem a camisa e buscam resultados tendem a ser as preferidas no processo de recolocação no mercado”, explica o especialista.

 

E algumas orientações podem fazer a diferença para quem deseja obter o tão sonhado emprego durante a pandemia.

 

“Para entrevistas on-line, a dica é estudar antes a empresa que oferece a vaga, entende valores e políticas internas para estar bem informado. Além disso, respeitar as regras de distanciamento social são 100% válidas nos RHs, que podem contar na análise do desempenho do candidato”, define Alex.

 

Alex Menezzes é especialista em Recrutamento e Seleção. Formado pela Faculdade Moacyr Bastos, no Rio de Janeiro, ele também possui formação especializada em Gestão de Pessoas pelo Instituto Gente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*