Bolso vazio

Bolso vazio

Bolso vazio

Pagar despesas de início de ano é desafio para famílias fluminenses

Sem reserva financeira, famílias fluminenses parcelam dívidas de início do ano

Foto: Divulgação

Creso Suerdieck

Cerca de 60% das famílias fluminenses deixaram de fazer reserva financeira no ano passado para pagar despesas deste ano, segundo projeção do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ). Este índice representa alta de 10% em relação ao mesmo período de 2020.

A pesquisa ouviu 425 consumidores no estado do Rio de Janeiro. O objetivo era obter informações relativas às despesas do início do ano, como IPTU e IPVA, e como elas serão pagas.

O IPTU é a preocupação de mais de 73% dos entrevistados. Segundo a pesquisa, 68,2% afirmam que vão parcelar o pagamento do imposto. No ano passado, este índice era de 58,7%. Apenas 31, 8% dos entrevistados pretendem quitar à vista o imposto.

A Educação também pesa no bolso no início de um ano. Entre os que têm este gasto, 56,7% vão pagar a matrícula no valor integral, já no início do ano. Em janeiro do ano passado, 68,3% dos pais e responsáveis por alunos em escolas particulares pagaram a matrícula no início do ano letivo.

Quanto ao retorno das aulas, a pesquisa aponta que 49,3% acreditam que o ensino será híbrido, com aulas online e presenciais. Já 30,8% creem no ensino apenas online e 7% na modalidade presencial. 12,8% dos entrevistados não souberam responderam.

Entre os que acreditam no ensino híbrido e online, 45,8% afirmam que as instituições de ensino não estão preparadas, 40,8% acham que estão e 13,4% não souberam responder.

Sobre o preparativo dos professores, 48% dos consumidores acham que os docentes não estão preparados. Para 40,2%, os professores estão prontos para a modalidade online e 11,7% não souberam responder.

Em relação ao preparo dos alunos, 63,7% afirmam que os estudantes não estão prontos para esse tipo de ensino. Outros 26,3% dos entrevistados acham que os alunos estão preparados e 10,1% não souberam responder.

Deixe uma resposta

*