Desvios de conduta nas PMEs

Desvio de Conduta

Desvios de conduta nas PMEs

Livro aborda pela primeira vez compliance para pequenas e médias empresas

Obra traz caminho para conhecer e implementar sistemas eficientes em empresas de menor porte

Foto: Divulgação 

Estar em conformidade com leis e regras, ter programas que minimizem o impacto dos desvios de conduta dentro das empresas, preservando assim sua reputação, é uma realidade nas grandes empresas. Mas, como ficam as Pequenas e Médias empresas?

Esta resposta está em “Compliance para Pequenas e Médias Empresas. Aportes teóricos e práticos para gestores, docentes e discentes” (Editora Forum). A obra, organizada por Cristiane Cola e Luana Lourenço, traz em uma linguagem fácil, didática e acessível para diferentes públicos, um caminho para conhecer e implementar sistemas eficientes em empresas de menor porte.

A primeira obra sobre compliance para o nicho de PME’s, acompanha questionários de autodiagnóstico, o qual, oferecem aos leitores, as ferramentas a serem utilizadas na prática, na mensuração do atual status da empresa e na avaliação de onde pretende-se chegar, resultando nos passos para desenvolver o programa de Compliance no setor profissional.

Os sete autores são profissionais experts no assunto, atuantes no mercado e vivem na prática a aplicação dos métodos de compliance. Com experiências sólidas e de variadas formações acadêmicas, conseguiram transferir para o papel um documento de referência com exemplos concretos e artigos inéditos. “A mais importante mensagem do livro é que é possível sim, mesmo com pouco recurso, começar a desenvolver as principais iniciativas para o programa de compliance, a fim de no final atender às legislações estaduais, brasileiras ou que se aplicam a alguns setores da economia”, destacou Cristiane Cola.

Um dos objetivos do livro, que passeia pela teoria e pela prática, é o de ajudar na luta contra a corrupção, compartilhar boas práticas de integridade dentro das empresas e fornecer ferramentas para auxiliar os empresários e o meio acadêmico.

“A ideia surgiu em um grupo de trabalho no Instituto Compliance Rio. Focamos nas PMEs, pois identificamos que não havia nenhum trabalho voltado para essas empresas, que são o maior nicho do país. Assim, decidimos preencher essa lacuna, contribuir com o desenvolvimento dos negócios e deixar um legado”, diz Luana Lourenço que destaca a importância de provocar o debate na comunidade acadêmica e da interação, não só com o campo do direito empresarial, mas com todas as áreas afins da gestão empresarial para que resulte na contribuição de todos no desenvolvimento do compliance, da integridade e da governança nas PMEs.

O livro acaba de ser lançado pela editora Editora Forum e pode ser adquirido no site da editora.

Serviço:

“Compliance para Pequenas e Médias Empresas. Aportes teóricos e práticos para gestores, docentes e discentes”, a obra, organizada por Cristiane Cola e Luana Lourenço. Editora Forum – 1ª Edição – Páginas: 163 – 2021 – Preço médio R$ 55.

Deixe uma resposta

*