Dicas valiosas: Saiba os erros que empregadores cometem em sua gestão financeira
Como manter a organização e não se perder no meio de tantas contas?
(Foto: Marcello Casal Jr. – Agência Brasil)
Os donos de empresas estão sempre preocupados com aluguel do estabelecimento, pagamento dos funcionários e diversas outras despesa.
Esses e outros assuntos ligados a finanças tiram o sono de muitos empresários, principalmente os de pequeno e médio portes. Com isso, o consultor financeiro empresarial André Aragão listou algumas dicas valiosas para manter tudo organizado e não se perder no meio de tantas contas:
- Desconhecimento acerca do valor patrimonial da empresa, o que pode vir a inviabilizar o negócio;
- Falta de controle do capital de giro da empresa, o que também pode vir a inviabilizar as atividades;
- Ausência de informações sobre saldo de caixa, estoque, valores das contas a pagar e a receber, entre outras informações importantes para a elaboração do planejamento estratégico e financeiro da empresa, o que pode colocá-la em uma posição de devedora;
- Erro no cálculo do preço de venda, o que pode gerar prejuízos financeiros para a empresa;
- Ausência de informações sobre a retirada de pró-labore, o que pode gerar um passivo para o negócio.
Com isso, grande parte dos problemas financeiros pode vir a inviabilizar as atividades. Esses problemas só acontecem quando o gestor não tem conhecimento ou experiência suficientes para exercer a gestão. André Aragão também indica os principais erros na hora de fazer uma gestão financeira. Evite cometê-los:
- Desconhecimento a respeito das operações;
- Ausência de análise de desempenho;
- Negligenciar a realização do fluxo de caixa;
- Falta de controle do estoque;
- Má gestão do capital de giro;
- Falta de organização dos documentos fiscais e contábeis;
- Misturar as contas da empresa com as contas pessoais;
- Ausência de sistema de gestão financeira.
Faça um comentário