Latam Brasil pede recuperação judicial nos Estados Unidos

Latam Brasil pede recuperação judicial nos Estados Unidos

Latam Brasil pede recuperação judicial nos Estados Unidos. Não sem motivos!

Creso Suerdieck explica: “fundos de investimento dos EUA dão segurança para aportar dinheiro novamente no negócio”

(Foto: Divulgação)

A Latam entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos (EUA), informou hoje (9) a empresa por meio de comunicado à imprensa. A medida foi tomada em decorrência da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus na indústria aeronáutica. O objetivo da Latam é reestruturar suas dívidas e gerenciar efetivamente sua frota de aeronaves, enquanto permite a continuidade operacional.

“A decisão da LATAM Brasil é um movimento natural diante do prolongamento da pandemia do coronavírus. Dado que o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação, integrar o processo do Capítulo 11 é a melhor opção para a LATAM Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de liquidez”, informou a empresa.

Segundo a empresa, a medida tomada nesta quinta-feira (9) pode facilitar também o financiamento que está em negociação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Especialista em recuperação de empresas explica

Latam Brasil pede recuperação judicial nos Estados UnidosDe acordo com o empresário Creso Suerdieck, que atua na recuperação de empresas em dificuldades financeiras, foi exatamente a falta de auxílio financeiro do BNDES que causou o pedido de recuperação judicial da Latam. “É uma burocracia enorme. É como alguém que vai ao banco pedir empréstimo para consertar o telhado de sua casa. Se demorar, o telhado cai, não precisa mais. Foi o que ocorreu”, exemplifica, fazendo alusão ao dinheiro do BNDES.

Creso explica que há um motivo para que a recuperação judicial tenha sido solicitada nos Estados Unidos e não no Brasil. “A lei de recuperação judicial norte-americana é madura. Lá, quando uma empresa entra com o pedido, no dia seguinte existem diversos fundos de investimento que dão a segurança necessária para aportar valores monetários novamente neste negócio. No Brasil, a movimentação é burocrática, leprosa”, afirma o empresário.

Afiliadas também recorreram à Lei de Falência dos EUA

Com a decisão, a Latam Brasil se junta as outras afiliadas do grupo Latam Airlines, no Chile, Peru, Equador e Estados Unidos, que recorreram à lei de falência dos Estados Unidos. Em maio deste ano, o Grupo Latam já havia entrado com um processo de reestruturação da dívida, também nos EUA, invocando o Capítulo 11 da lei de falências.

No primeiro trimestre, o endividamento do grupo chegou a US$ 7,6 bilhões e a dívida total é estimada em US$ 17, 9 bilhões. Com o pedido de recuperação, a empresa terá um prazo para se reorganizar financeiramente.

“O Capítulo 11 nos Estados Unidos é o melhor caminho a seguir para alcançar os objetivos do Grupo LATAM Airlines e cumprir as suas obrigações, ao mesmo tempo em que a companhia administra de maneira abrangente a sua frota e endereça as suas dívidas. A LATAM Airlines Brasil continuará a voar normalmente durante todo o processo do Capítulo 11”, disse a empresa.

Operações de voo e financeiras continuam

A Latam Brasil disse ainda que continuará operando os seus voos de passageiros e de carga; que serão respeitadas todas as passagens aéreas atuais e futuras, vouchers de viagem, pontos, reembolsos e benefícios do programa LATAM Pass, bem como as políticas de flexibilidade e demais normas vigentes.

A empresa disse também que os funcionários continuarão sendo pagos e receberão os benefícios previstos em seus respectivos contratos de trabalho; fornecedores receberão tratamento adequado conforme as regras aplicáveis, o que não impacta o pagamento dos materiais e serviços entregues a partir de 9 de julho de 2020 e ao longo desse processo e que as agências de viagens e outros parceiros comerciais não sofrerão interrupções em suas interações com o grupo.

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