Melhor decisão econômica

Melhor decisão econômica

Melhor decisão econômica

IPTU 2021: ABADI recomenda pagamento da cota única

Vencimento da primeira parcela é dia 05/02

Foto: Divulgação

Creso Suerdieck

Boa parte dos cariocas já recebeu a cobrança do IPTU 2021 em casa. Neste ano, o Imposto Predial e Territorial Urbano teve reajuste de 4,23% em relação ao ano passado.

O número corresponde à inflação acumulada em 2020 e foi calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A novidade deste ano é a ausência de envio de carnê.

Agora o contribuinte que quiser parcelar terá que resgatar o boleto mensalmente pelo portal da Prefeitura (www.carioca.rio/servicos/segunda-via-do-iptu/). O pagamento da primeira parcela deve ser feito até esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro. Porém, como nos outros anos, quem optar por quitar todas as parcelas de uma vez, o desconto é de 7%.

O objetivo da cobrança é a aquisição de recursos que devem ser usados para a administração pública que, por sua vez, deve investir em obras como pavimentação, saúde, educação e segurança dos bairros.

A Constituição Federal determina que parte do imposto pago às prefeituras seja aplicado nessas áreas: 25% do total arrecadado para educação e 15% para saúde. O tributo também tem importante função, baseada na Lei Federal 10.257/12, conhecida como Estatuto das Cidades, que estabelece políticas de desenvolvimento urbano e políticas públicas.

Diretor de Condomínio e Locação da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), Marcelo Borges sugere que, quem puder pagar as 10 parcelas, adiante a quitação.

“Pagar a cota à vista, como decisão econômica, é a melhor alternativa, principalmente em tempos de taxas de juros baixas. Neste ano ainda haverá um trabalho para o optante do pagamento parcelado, pois ele deverá acessar, mensalmente, o portal da Prefeitura para obter o boleto, situação que exige um controle de prazos para evitar multas. Portanto, se a pessoa tiver recursos e puder pagar à vista, é melhor “, afirma.

Deixe uma resposta

*