Novo Banco de Desenvolvimento

Novo Banco de Desenvolvimento

Novo Banco de Desenvolvimento (NBD): Brasil terá sede regional do banco dos Brics

País foi contemplado com apenas 10,8% do valor da carteira do banco formado pelo bloco de cinco nações

(Foto: Reunião dos Brics no Brasil. Crédito: Agência Brasil)

O Senado Federal aprovou a criação de uma sede regional no Brasil do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O NBD tem sede em Xangai, na China, e foi criado em 2014 durante a 6ª Cúpula dos Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — com o objetivo de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nesses países. O texto vai à promulgação.

O relator do projeto, Antonio Anastasia (PSD-MG), afirmou que a criação de uma sede brasileira deverá aumentar a participação do país nas transações financeiras do bloco. De acordo com o senador, a criação do escritório regional no Brasil visa intensificar as atividades do NDB no país. “Devido à distância física com relação à sede do Banco, em Xangai, e à pouca familiaridade de seus funcionários com o arcabouço regulatório e federativo do Brasil, poucos têm sido os projetos do país aprovados, quando comparados aos demais membros”, disse Anastasia em seu parecer.

De acordo com o senador, o Brasil foi contemplado com US$ 621 milhões em empréstimos, referentes a quatro projetos, desde 2015. Esse valor corresponde apenas a 10,8% da carteira do banco formado pelo bloco de cinco países.

Creso Suerdieck

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *